"
Realização de Formatura no 62º BI - Joinville-SC,
Despedida do Ten.Cel. AGENOR PAULINO JUNIOR e
Outorga de Medalhas "



Caros amigos do BATALHÃO SUEZ
Na manhã do dia 28 de dezembro de 2005, o Sr. Coronel FERNANDO RODRIGUES GOULART - Comandante do 62º BATALHÃO DE INFANTARIA - BATALHÃO FRANCISCO DE LIMA E SILVA- Joinville-SC, recepcionou naquela histórica e sempre acolhedora Unidade Militar, Autoridades civis e Militares, para a realização da Formatura em homenagem aos 49º aniversário do Batalhão Suez, e aos Boinas Azuis do Batalhão Suez, residentes na cidade de Joinville, e prestar as honras militares de despedidas ao Ten.Cel. AGENOR PAULINO JUNIOR, que está se transferindo para a Reserva remunerada.
Antes do início do evento, era visível a euforia e a grande expectativa no semblante dos companheiros Boinas Azuis de Joinville, que aliás, estão de PARABÉNS, pois estão concretizando a Formação da Associação Boina Azul que vai representar todo o Estado de Santa Catarina. A expectativa e euforia reinante era devido a ansiedade de receber a condecoração com a Medalha ORDEM DO MÉRITO BATALHÃO SUEZ, concedida aos 24 integrantes do Btl.Suez, daquela cidade, que estavam participando da cerimônia.
Chegada a hora, o cerimonial anuncia: Senhoras e Senhores, BOM DIA.Adentra ao Pátio de Formatura, rompendo a Marcha ao som da Canção Nobre da Infantaria, o Sexagésimo Segundo Batalhão de Infantaria - Batalhão Francisco de Lima e Silva.
Em seguida foi realizada a Incorporação da BANDEIRA NACIONAL. O Senhor Coronel FERNANDO RODRIGUES GOULART - Comandante do 62º Batalhão de Infantaria - Batalhão FRANCISCO DE LIMA E SILVA, convida Autoridades e convidados especiais a adentrarem ao local da Formatura, em seguida o Cerimonial anuncia a entrada, ao local, do Senhor Coronel FERNANDO RODRIGUES GOULART - Comandante do 62º BI - Batalhão Francisco de Lima e Silva, acompanhado dos Senhores WILTON MELO GARCIA - Presidente da Associação Brasileira de Integrantes do Btl.Suez/RS; do Senhor Coronel R1- AROLDO JOSÉ MACHADO DA VEIGA; do Senhor ISIDORO BAÇON Presidente da Associação dos Boinas Azuis do estado do Paraná, Demais Convidados que honraram com suas presenças.
Na seqüência foi prestada CONTINÊNCIA AO CMT BTL. e em seguida o Senhor FISCAL ADMINISTRATIVO fez a apresentação da tropa.
A presente Formatura, teve por finalidade - Realizar a entrega de Medalhas concedidas pela Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez/RS (ABIBS/RS), Ao ESTANDARTE HISTÓRICO DO BATALHÃO, a Militares do 62º BI e a integrantes do Batalhão Suez. Realizar a Despedida do Ten.Cel. AGENOR PAULINO JUNIOR, Sub comandante do 62º BI, do Serviço Ativo do Exército Brasileiro.
Abrilhantando a Formatura foi destacado a presença de Integrantes do Batalhão Suez.
Iniciando a solenidade, a Tropa e todos os presentes cantou o Hino Nacional Brasileiro - Música de Francisco Manoel da Silva e Letra de Joaquim Osório Duque Estrada.
O Cerimonial anuncia que será iniciado a Entrega de Medalha ORDEM DO MÉRITO BATALHÃO SUEZ ao Estandarte Histórico do 62º BI., dizendo...
...O Presidente da Associação Brasileira de Integrantes do Btl.Suez/RS, no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Portaria nº 002 de 24 de outubro de 2003, Resolveu conceder a Medalha ORDEM DO MÉRITO BATALHÃO SUEZ - GRAU OURO, ao 62º Batalhão de Infantaria, como forma de reconhecimento pelos excelentes serviços prestados à Paz Mundial na UNAVEM III - Angola - em
1996.
A Bandeira nacional e o Estandarte tomaram lugar em seus dispositivos e foi efetuada a condecoração e entrega de medalhas pelo Senhor Wilton Melo Garcia, acompanhado pelo Senhor Cel. Fernando Rodrigues Goulart.
Em seguida foi procedida a entrega solene de Medalhas aos Boinas Azuis do Btl.Suez - de Joinville.
A Bandeira nacional em seu lugar no Dispositivo. - Foi então anunciado o convite aos Integrantes do Btl.Suez, a serem agraciados com a Medalha ORDEM DO MÉRITO BATALHÃO SUEZ - grau bronze, a ocuparem seus lugares no dispositivo. Em seguida ouvimos:...
Convidamos o Sr. Wilton Melo Garcia; o sr. Cel Aroldo J;M.da Veiga; o Sr. Theodoro da Silva Junior; e o Sr. Isidoro Baçon, a procederem a entrega das Medalhas.
A Medalha ORDEM DO MÉRITO BTL.SUEZ, é concedida a integrantes e ex-
integrantes das Forças de paz das Nações Unidas, Militares das Forças Armadas e Públicas, Observadores Militares e/ou Civis do Brasil à Serviço da ONU, autoridades Civis, Militares e Eclesiásticas, Personalidades que tenham contribuído, eficazmente para elevar o nome da Entidade, junto à sociedade, foram agraciados. O Senhor Cel.R1 Aroldo J.M.da Veiga, em honras ao Pavilhão Nacional, comandou ao grupamento a Continência à Bandeira Nacional.
Paraninfos e agraciados retornaram aos seus lugares.
Na seqüência as Outorgas das Medalhas - SOLDADO DA PAZ, aos Militares do 62º Batalhão de Infantaria que participaram de Missões de Paz da ONU. O Grupamento de agraciados desloca-se, em marcha, tomando lugar no dispositivo de entrega de Medalhas. Em seguida foram convidados os paraninfos, Sr. Wilton Melo Garcia; Cel R1 Aroldo J.M.da Veiga; Sr Theodoro da Silva Junior, e o Sr. Isidoro Baçon a fazer as entregas das Medalhas.
O Cerimonial anuncia:- O Presidente da Associação Brasileira Integrantes do Btl.Suez (ABIBS/RS), no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Portaria nº 002, de 24 de outubro de 2003, Resolveu conceder a Medalha SOLDADO DA PAZ à militares do 62º Batalhão de Infantaria, ex-integrantes de Forças de Paz da ONU.
Foram agraciados nesta formatura com a Medalha Soldado da Paz. O Senhor Cel. GOULART - comandante do 62º BI, Comandou as honras ao Pavilhão Nacional, Em Continência À Bandeira. O Senhor Comandante, Paraninfos e agraciados retornaram aos seu lugares.
A Bandeira nacional retornou ao seu lugar no dispositivo.
Ouvimos a palavra do Senhor Wilton Melo Garcia, Presidente da ABIBS/RS, que enfatizou a Missão de Paz do Btl.Suez, e todas as demais Missões de Paz que o Brasil participou e vem participando.
Em seguida a Cerimônia, com as honras militares, a Leitura das referências elogiosas, consignadas ao Ten.Cel.AGENOR PAULINO JÚNIOR, sua despedida da vida Militar, e entrega de Lembrança do 62º BI. O Senhor Comandante do Batalhão, e o Senhor Sargento ALVES, PRAÇA MAIS ANTIGA DO BATALHÃO, FIZERAM ENTREGA DE UMA Lembrança DO 62º BI, AO TEN.CEL.AGENOR.
Ouvimos AS BRILHANTES PALAVRAS do Senhor Cmdt do 62º BI, enaltecendo os feitos e camaradagem do Ten.Cel. Agenor, bem como lembrou das Missões de Paz.
No encerramento da Solenidade, a Tropa do 62º BI- Batalhão Francisco de Lima e Silva, rompeu em marcha Cantando a Canção do Batalhão, de autoria do Maestro Paulino Martins Alvez, desfilando em Continência ao Senhor comandantes e em Homenagem ao Ten.Cel. AGENOR.
Estando encerrada a solenidade, o senhor comandante do 62º BI, agradecendo a presença de todos.
Theodoro da Silva Junior.
De: Theodoro da Silva Junior <theojr@terra.com.br>
Data: 30/12/2005 (12:31:04)