" Solenidade no 2 de OURO em 03/12/05 "
MEUS CAROS AMIGOS DO BATALHÃO SUEZ :
_________________________________________________________________________________
Num dos últimos dias da semana anterior, fomos agraciados com a premunição de que deveríamos ir participar das Solenidades alusivas aos 49º aniversário do BTL.SUEZ, no Rio de Janeiro, lá no Quartel "mãe" de toda história do Btl.Suez, da "Mais Longa Missão do Exército Brasileiro no Exterior", cuja Missão Suez, alcançamos o mérito de entramos para história como os primeiros Soldados da Paz, da Primeira Missão de Paz que o mundo conheceu.
Como sabemos, nosso saudoso Btl.Suez integrou e participou, por pouco mais de 10 anos consecutivos, da UNEF, a Primeira Força de Paz, da ONU, a Missão de Paz da UNEF no Oriente Médio/Faixa de Gaza, na então divisa territorial entre Egito e Israel.
Aquela missão foi encerrada no fatídico episódio da inesquecível "Guerra dos Seis Dias" por fatos e conseqüências já sobejamente conhecidos.
Alguns anos depois de extinta a UNEF, brasileiros que serviram no Btl.Suez tiveram a feliz iniciativa de criar, por todo Brasil, as Associações Brasileira dos Integrantes do Btl. Suez. Essa feliz idéia somente teve início, segundo meus parcos conhecimentos, no final da década de 1970.
Em 1979 tive o grande privilégio de participar de um dos primeiros encontros de Boinas Azuis. Pela primeira vez sentia o entusiasmo e orgulho de ser um Boina Azul, "Missão cumprida".
Foi exatamente no mês de outubro daquele ano, quando avisado por um amigo e companheiro do meu 10º Contingente, participei do encontro de Boinas Azuis, em Curitiba-PR, na Séde Campestre da "Sociedade União Juventus" Alto do Batel - Curitiba. Esse foi o local daquele meu primeiro contato com amigos do Btl.Suez, companheiros que um dia estiveram servindo ao Exército Brasileiro em terras longínquas.
O pessoal aqui do Paraná e do 4º Contingente já haviam realizados outros dois encontros entre eles apenas, mas em seguida tiveram a brilhante iniciativa de estender o convite aos demais integrantes dos outros Contingentes do Btl. Suez para aquele encontro fraterno, que foi o embrião de todos os outros, Brasil afora.
E como sabemos, da primeira vez ninguém esquece, então foi uma noite magnífica, onde a maioria ainda se comportava timidamente em relação aos demais companheiros de outros Contingentes.
Para quebrar aquele gelo, o cerimonial fez com que todos, um a um, levantassem das suas cadeiras e se apresentassem dizendo:- nome, Contingente, e atividade profissional.
Lembro que o pessoal do 4º Contingente, foi o organizador desses primeiros encontros, visando o congraçamento entre companheiros da mesma Missão de Paz, independente de Contingente. Era a oportunidade que faltava para voltarmos a relembrar das Coisas de Suez. Das eternas MAGIAS DE SUEZ.
Logo em seguida vieram as demais Associações, que também promoveram seus encontros, e assim, demos inicio a essa conhecida e fraterna integração das lembranças, as chamadas magias e Coisas de Suez.
E, no Dia 03 de dezembro de 2005, como vinha dizendo acima, fui abençoado com o desejo de ir participar de mais um desses encontros fraternos, então fui até nosso antigo "2º RI" - hoje 2º BI Mtz, em Deodoro - Vila Militar RJ.
O então 2º RI - nosso sempre querido "2 DE OURO" de tantas tradições, é o Quartel berço, onde nasceu, foi criado e implantado o "III/2º RI" - nosso eterno BATALHÃO SUEZ, de tantas memórias e tantas conquistas nas areias do Sinai.
Estava programado para esse dia 03 dezembro 2005, como de costume, o tradicional Encontro Nacional de final de ano, dos Boinas Azuis do Btl. Suez , solenidade que sempre vem acontecendo desde de há em Deodoro.
A data escolhida sempre foi - no último sábado de novembro, ou no primeiro sábado de dezembro de todos esses últimos vinte e tantos anos.
(Aqui tomo a liberdade para prestar uma homenagem aos Judeus, a quem eu reverencio e peço desculpas, mas ouso dizer que esse encontro no 2º BI Mtz, é o nosso esperado Shabá - Shalom). É a data marcada para a fraternidade, fé, Bandeira e os reencontros entre os veteranos do BTL.SUEZ, velhos amigos, e até de companheiros que nunca se viram antes, e que agora, e a partir daquele momento, passam a comungar das mesmas alegrias e lembranças da Missão. Carregamos no peito esse orgulho de Missão Cumprida e o espírito fraterno de companheirismo, o qual, certamente, perdurará para sempre.
O Quartel do 2º BI Mtz, é o local ideal e preferido para esse encontro de todos os que serviram no Btl.Suez, a maioria vai participar espontaneamente sabendo das alegrias, outras vezes das grandes emoções que os estão esperando naquele Quartel, onde sempre fomos muito bem atendidos e
condignamente recepcionados.
Meus caros amigos, por mais que estivéssemos preparados e já antevendo as emoções e alegrias que estavam por acontecer, como os saudosos abraços e da fraternidade do encontro, não podíamos nem sequer imaginar a tamanha dimensão que nos aguardava, desta vez, nesse ansiado encontro de veteranos da Missão de Paz, algo mais elevado ainda estava por acontecer. Não esperávamos.
Até parece que era um programado e grandioso ensaio para a aguardada solenidade do ano que vem, quando então, o Btl.Suez vai completar a histórica marca cinqüentenária de existência.
Desta vez eu juro que vi muitos amigos e companheiros, emocionados Boinas Azuis, chorando copiosamente, eu me incluo nesse contingente de pessoas "velhos chorões", ao ouvirmos, pela primeira vez, uma autoridade falar em poucos minutos, mas de uma maneira enfática e elogiando nossa Missão de Paz, sobre nossa conquista ainda não reconhecida pela sociedade brasileira, que é a grande glória da missão, o PRÊMIO NOBEL DA PAZ 1988.
A Digníssima Doutora, Juíza Federal, Sra Maria Salete Macaloz - Juíza da 7ªVara Cível da Justiça Federal (RJ), foi a grande e festiva surpresa da manhã, ela foi agraciada com a Medalha da Associação do RJ, e pouco depois, antes do Desfile de encerramento da Parada Militar e solenidade de Outorgas de Medalhas, a Doutora Maria Salete, usando o microfone fez uso da palavra e de público teceu um rápido mas efusivo pronunciamento sobre o Btl. Suez e em especial sobre magnífico Prêmio Nobel da Paz 1988. Prêmio entregue e concedido de forma coletiva, mas que ficou para a história, mesmo sendo um Prêmio Nobel dividido entre milhares de pessoas a maioria Soldados que integraram a UNEF, e entre essas milhares de pessoas todos os Boinas Azuis que um dia integraram o Batalhão Suez são os merecedores legítimos dessa honrosa e majestosa outorga e premiação de reconhecimento internacional, aos Relevantes Serviços Prestados à Paz Mundial e a Humanidade.
Quando a Doutora Maira Salete fez uso da palavra, ela disse, com outras palavras e entre outras coisas, exatamente o que um dia sempre sonhávamos ouvir.
Ela reconhecia e tecia comentários sobre a tamanha importância dessa premiação internacional, o Nobel da Paz 1988, e reconheceu publicamente que até os dias de hoje, nenhum outro brasileiro conquistou Prêmio Nobel algum, apenas e tão somente os Integrantes do Btl.Suez são os laureados com uma premiação dessa tamanha envergadura e importância internacional, tão sonhada e desejada por tantos.
Repetiu dizendo mais ou menos assim..." Na história brasileira de tantas pessoas de extremo valor, Nenhum outro brasileiro, a não ser os integrantes do Btl.Suez, conseguiu ganhar para o Brasil Premio Nobel algum, ... Nem Prêmio Nobel de literatura, de física etc, e justamente esses soldados brasileiros vieram ganhar Um Nobel ,e justamente ,o da Paz."
...E que, devido a essa grande conquista os Integrantes do Btl.Suez são merecedores de um PANTEON, ou Memorial, onde...lá deveria constar os nomes de todos os mais de Seis Mil brasileiros que integraram o Btl.Suez, isso é um fato histórico que deve ser perpetuado de forma pública, para que todo Brasil tome conhecimento"....
Da maneira como ela se expressou e enfatizou a importância do Prêmio Nobel da Paz como o mais importante Nobel, justamente pela luta na busca eterna pela Paz, foi muito emocionante.
É verdade que, por maior que seja nosso esforço, e por razões decorrentes da nossa grande emoção daquele momento, não conseguimos reproduzir, de memória, todas as palavras da Doutora Maria Salete.
Mas suas palavras foram marcantes como um grande incentivo de que precisávamos, e vai ficar perpetuado as palavras que causaram a comoção coletiva, o impacto altamente positivo entre os Boinas Azuis que ali, naquele Quartel e naquela solenidade, estavam participando da Formatura e solenidade, já é um importantíssimo fato registrado.
Todas as demais autoridades, e convidados especiais, que ali também estavam presentes, foram testemunhas dessa inesperada e grande emoção dos Boinas Azuis e olha lá que tinham muitas pessoas ouvindo. Jamais esqueceremos dessa primeira vez pois estávamos por esperar por um reconhecimento público dessa magnitude.
Por último eu vou repetir a velha e surrada, mas eficiente frase...
"Quem não foi participar da solenidade NÃO SABE O QUE PERDEU" nem a dimensão que a fala da Doutora Maria Salete posssa alcançar.
Lembrem-se de que, ainda cabe como nossa missão, ir participar de eventos que envolve os Boinas Azuis, todos são convocados a participar dos nossos eventos, pois nesses encontros sempre acontece, ao menos, uma grata surpresa, só que desta vez foi a maior e mais rica de todas, pela maneira como foi enfocada e pela oportunidade daquele momento.
Ano que vem tem mais, é importante que, desde já, vamos nos preparando e colaborando, dentro das nossas possibilidades, para aquilo que poderá, e deverá ser, o maior de todos os encontros de Boinas Azuis que o Brasil já conheceu.
Até agora o maior de todos foi o evento em São Paulo, no Parque Ibirapuera, quando o nosso querido amigo DACÍLIO A. MAGALHÃES, encabeçou o evento de outorga simbólica do mesmo Nobel da Paz 1988. Todos hão de relembrar. Porém esperamos que na programação do CINQÜENTENÁRIO do Btl. Suez", em novembro 2006, possamos quebrar o o número
"Record" de participantes, afinal prestaremos uma justa homenagem à nós mesmos, a nossa história, ao Exercito Nacional, e ao Quartel que tão bem nos acolheu e nos abrigou nessa caminhada.
Gostaria de receber comentários sobre tudo isso que você acabou de ler.
Um grande abraço, Theodoro
De: Theodoro da Silva Junior <theojr@terra.com.br>
Data: 9/12/2005 (13:26:04)