Dia do Exército Brasileiro
DECRETO
PRESIDENCIAL DE 24 DE MARÇO DE 1994
Institui o
O DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO
“Nos Guararapes foram preservadas
as unidades física e espiritual do Brasil e lançados os fundamentos da
grande e incomparável democracia étnica brasileira, do nacionalismo autêntico
e da tradição de amor à liberdade; chamada, então, pelos libertadores
patriotas, de divina liberdade”.
Tendo em vista que a gênese da nacionalidade brasileira brotava em
Guararapes em 1645, as três raças formadoras de nossa gente, firmaram um
pacto de honra, assinando célebre proclamação, em que aparece, pela
primeira vez, o vocábulo Pátria, razão pela qual foi constituída,
militarmente, uma tropa que passou a ser chamada de Exército Libertador ou
“Patriota” e que tal fato consagrou-se com a 1ª. Batalha de Guararapes,
travada em 19 de abril de 1648, constituindo importante fator para a formação
do Exército Brasileiro.
- e ainda que, em 19 de abril de 1971,
foi criado o Parque Histórico de Guararapes, reconhecido pelo Governo
brasileiro como área de significativa importância histórica;
- é de todo o interesse para a Instituição
que o dia 19 de abril seja transformada em data máxima para o Exército
Brasileiro, em virtude dos feitos realizados em Guararapes, culminando com o
nascimento do nosso glorioso Exército.
Dacilio de Abreu Magalhães
Cônsul em São Paulo