|
CASA DA FEB |
|
CASA
DA FEB: Alternativas de Continuidade
Assim,
não houve renovação do Quadro Social, fadado a minguar gradativamente até
aproximar-se assintoticamente de zero, após encerrar-se a expectativa de vida
dos Veteranos, já que o quadro de sócios especiais (aqueles que não estiveram
na Itália) não chegou a ser expressivo, nem sua participação na Diretoria e
Conselho.
Em
um país sem guerras (Graças a Deus !), outro não poderia ser o resultado.
Passadas as décadas, apenas um punhado de Veteranos com mais de 80 anos ainda
freqüenta o velho prédio desgastado da CASA DA FEB,
ao contrário do que ocorre com seus irmãos de armas americanos,
ingleses, franceses e demais Aliados.
Trata-se
de plagas onde a guerra é uma constante, como nos EUA, onde a paz é exceção
(após a 2ª. GM houve Korea, Vietnam, Irak, Afeganistão, apenas para citar as
maiores). O problema da continuidade não existe,
as Associações de Veteranos unificadas em torno da Veteran’s
Administration, verdadeiro Ministério a cuidar e assistir os ex-combatentes de
Tio Sam.
Todo
ano em 11 de novembro, na Parada do Veterans Day na 5ª. Avenida
A
questão da dita indiferença dos Poderes Públicos para com a ANVFEB talvez
possa ser melhor apreciada se nos colocarmos na posição dos Administradores.
Como
liberar verbas para uma Associação cujo Corpo Social diminui a cada dia,
sinalizando uma desativação próxima?
Houve
época em que o carisma da FEB elegia deputados e vereadores, facilitava construção
de conjuntos habitacionais para ex-combatentes, pensões, empregos, isenção de
impostos. Ainda em
Afinal,
ainda estava presente a aura
da vitória, hoje já distante. FEBianos eram personalidades nacionais de
grande relevância, de Presidente da Republica a Ministros, Senadores, políticos,
empresários, profissionais liberais reconhecidos na sociedade.
Com
o processo de desaparecimento natural dos Veteranos, iniciado pelos mais idosos
(e mais importantes), a CASA DA FEB, seu Museu, Mausoléu no CSJB e Ossário no
Caju, passaram a ter cada vez menos visibilidade e presença junto à opinião
publica.
Paradoxalmente,
a inauguração em 1960 do Monumento Nacional aos Mortos da 2ª. Guerra Mundial,
e a criação da DAC – Diretoria de Assuntos Culturais, incentivando o setor
histórico, arquivistico e museológico do Exército, com a reativação e criação
de Museus Militares, como o Museu do Exército e Conde de Linhares passou a
determinar uma superposição progressiva com a ANVFEB, no que concerne à
preservação da memória da FEB.
Assim,
numa análise ex-post fica evidente que ao longo das décadas os Veteranos
repousaram sobre os louros da vitoria, desconsiderando a conjuntura,
monopolistas que eram a principio, perdendo assim o bonde da História, enquanto
a cada 21 de fevereiro, oito de maio, sete de Setembro, aplaudidos nos desfiles,
justamente homenageados nas Tribunas de Honra, mantinham acesa a chama dos seus
ideais, que tantos não hesitaram em defender com o sacrifício da própria
vida.
Chega-se
portanto a uma encruzilhada. Em meados de 2007, diante do déficit que se
prenunciava, as Diretorias passaram a intensificar a procura de apoio financeiro
externo.
No
passado, bastava a expedição de alguns ofícios para que governos e empresas
privadas se dispusessem com alguma facilidade a colaborar com recursos e doação
de materiais. Hoje, em um quadro de crise e esquecimento do passado,
simplesmente não houve resposta aos intensos esforços junto às autoridades e
empresas, a não ser o apoio moral.
O
Exército vem aportando relevante colaboração não-financeira através da DAC
e MNM2GM, a partir de meados de 2008, disponibilizando militares para atividades
do dia-a-dia, mantendo o expediente a principio diário, depois três dias por
semana, e a partir de jan/2009 apenas a vigilância da CASA DA FEB, com
atividades suspensas ate abril enquanto se fazem derradeiras gestões. Todos
empregados foram demitidos e os telefones desligados.
Se
o quadro não se modificar, teremos
como conseqüência natural a dissolução da ANVFEB, passando o acervo
documental, museologico e cemiterial provavelmente para a DAC, incluindo o
Mausoléu da FEB no CSJB, onde sob as vistas e a proteção do Cristo Redentor
no Corcovado, a Pátria levou a sua ultima morada o Marechal Mascarenhas, sua
Esposa, e cerca de 500
ex-combatentes, alem de mais 400 no Ossário do Caju.
Isto
posto, porque não adotar o modelo unificado dos Aliados, transformar a ANVFEB
simplesmente em ANV, permitindo que todas as demais associações utilizem os
andares ociosos da CASA DA FEB, que manteria o seu nome e o MUSEU, resolvendo
assim o problema da falta de sócios.
Apenas
os Veteranos de Suez garantirão pelo menos mais 20 anos de vida útil, já que
os últimos contingentes partiram cerca de 20 anos após a 2ª. Guerra Mundial.
Os Boina-Azuis hoje tem idade media de 60 anos.
Outros
grupos se incorporariam, a saber: Associação dos Ex-Combatentes do Brasil,
Tropas de Paz, FAIBRAS - OEA, UNAVEM - Angola, Timor, Haiti – MINUSTAH e por
ai vai. A perspectiva de futuras missões de paz tornaria ilimitado o horizonte
da ANV, com grande quantidade de jovens veteranos em potencial, de toadas as
patentes e graduações.
Seria
um Condomínio sob a égide da CASA DA FEB e seu Museu, a memória civil dos
Veteranos, complementando a memória oficial representada pelo Exercito.
Outras
iniciativas podem ser pensadas, como o estabelecimento na CASA DA FEB de um
Centro Cultural patrocinado por empresas que tiveram relacionamento com a FEB,
como BB e CORREIOS, e aquelas criadas por força da guerra, como CSN e BNDES.
Entidades
afins poderiam também ser abrigadas, como a Academia de Historia Militar
Terrestre do Brasil – AHIMTB e o CVMARJ – Clube de Viatura Militares Antigas
do RJ, alem de um Centro de Estudos Estratégicos que poderia ser ligado a ADESG,
Associações de Ex-alunos, Sociedades Genealógicas, enfim o espectro é
ilimitado.
Há
muitos exemplos de prédios multi-societarios no mundo.
Seria
o inicio de uma nova mentalidade, um passo além da lembrança oficial em
arquivos e museus. Os Veteranos de todas as épocas precisam ter a sua Casa,
verdadeiro templo simbólico ao patriotismo e dedicação do Povo à Nação
Brasileira.
(*) – Sócio Especial da ANVFEB
Acadêmico
AHIMTB
Sócio
ABIBtl Suez
De: "iblaj1 - Israel Blajberg" <iblaj1@hotmail.com>
Data: Mon, 12 Jan 2009 22:59:03 -0300
Assunto: CASA DA FEB
Prezados Amigos!
Muito oportuno este e-mail... recomendo a leitura IMPERDÍVEL!
Abç,Pqdt 1970 José Maria de Azevedo Paiva
From: almascolo@hotmail.com
To: dep.jairbolsonaro@camara.gov.br
Subject: Memória Seletiva
Date: Mon, 19 Jan 2009 21:39:40 -0300
Prezado Deputado Federal
Jair Bolsonaro,
Segue a apresentação "Memória Seletiva", enviada pela Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - ANVFEB.
Sou
um admirador de nossos pracinhas e compartilho com V. Sa. a minha
tristeza em ver esquecidos os feitos desses heróis brasileiros, verdadeiros
Defensores da Liberdade.
Embora participe e contribua com a Associação de Ex-Combatentes do Rio
Grande do Sul, não creio que dar recursos públicos diretamente para a
Associação seja a melhor maneira de ajudar. Além disso, sou contra o auxílio
paternalista do governo.
A sugestão é que o Exército Brasileiro assuma sua posição nessa questão e interceda para que a Associação passe o seu acervo para um dos museus do Exército. Ontem mesmo, foi publicada uma reportagem na Folha de São Paulo (18/01/2008) mostrando o sucesso da administração do Exército no Forte de Copacabana, RJ.
Exemplos como este valorizam nossas Forças Armadas e resgatam a História do Brasil.
Então, por que não fazer com que este patrimônio histórico da FEB seja assumido pelo Exército, através do Museu-Forte de Copacabana? Ou seria mais fácil deixar que essa riqueza nacional seja devorada pelas traças ou parar nas mãos de colecionadores no exterior?
Sei da sua influência e do poder que tem para defender as causas nacionalistas. Gostaria que tomasse conhecimento desse assunto para apoiar o resgate da memória desses Patriotas.
Um
forte abraço.
Alexandre Mascolo
Ten R/2 Artilharia 83
Dir. Vice-Pres. da AOR/2-RS
Associação dos Oficiais da Reserva do RS - CPOR/PA
De: JOSÉ MARIA AZEVEDO PAIVA <pqdt1970@hotmail.com>
Data: Sat, 24 Jan 2009 14:46:45 -0300
Assunto: FW: - Memória Seletiva