Aniversário do Site Batalhão Suez - 5º Ano - 2004 |
|
COMENTÁRIOS DE ZOUAIN |
Estávamos na década de 1990, passados 10, 20, 30 e
poucos anos, e eu sempre me perguntava:
- Por onde andam os meus companheiros
de Suez?
Nunca escondi de ninguém o meu grande orgulho, a minha
paixão por nossa Missão Suez, e a medida que o tempo passava, a saudade dos
companheiros, das nossas aventuras,
e que aventuras!... só aumentava...
... trazendo sempre aquela nostalgia... cada vez mais
gostosa!
Sabia que na década anterior surgiram as primeiras
Associações do Batalhão Suez em quase todo Brasil, mas devido à imensidão
do nosso país, (também aos meios de comunicações não tão eficientes como
nos dias de hoje) elas pouco se comunicavam. Mesmo assim foi através de algumas
delas, da nossa Região Sudeste, que pude reencontrar “finalmente” com
alguns amigos, e conhecer outros poucos, da nossa GRANDE FAMÍLIA DE SUEZ, mas não
estava totalmente satisfeito, queria mais, pois no meu tempo de Faixa de Gaza
convivi com pessoas de todos os estados do Brasil... foram centenas!
De repente surgiu na minha vida o computador, a
internet. Através dela, aos poucos, fui sabendo e descobrindo os tais “Sites
de Buscas”, aqueles que bastava escrever e perguntar:
- BATALHÃO SUEZ?
- ONU? UNEF?
- FAIXA DE GAZA?
Infelizmente, nos primeiros tempos, não obtive as
respostas que queria, eram apenas informações vagas.
Passaram-se alguns anos, já estávamos virando o milênio,
quando um companheiro do 10º Contingente, residente em São Paulo, que eu ainda
não conhecia, pensava algo parecido sempre que “futucava”, entre os seus
guardados, seu grande tesouro de Suez.
Na verdade pensava mais que eu, pois diante de tanto
material: fotos, recortes, objetos, souvenires, etc...
sempre se perguntava:
- Porque não partilhar?
- Mas como?
Seu filho, podemos até dizer, um “garotão” que,
como toda a “garotada de hoje”, sabe tudo, tudo de computador, num certo
dia, diante daquele quadro tão comum e repetitivo, ao ver o pai mexendo aqui e
ali na sua velha papelada, deu aquela simplificada como todo jovem faz, e disse
ao pai:
- Vamos fazer um Site?
Poucos meses depois daquela brincadeira séria do
“garotão”...
... aquele “Site de busca”, do qual eu continuava
insistindo...
... respondeu-me o que vinha procurando há anos...
... puxa vida, não acreditava no que estava vendo na tela do meu computador...
... parecia estar
sonhando, mas era tudo verdade...
...alguém criou um Site...
... DO NOSSO BATALHÃO SUEZ!
Antes de continuar, gostaria de citar uma pequena parte do que está escrito no TOMO 6, da pagina 374 do livro, Histórias de Suez - aventuras dos nosso soldados, lançado em agosto do ano passado.
O Alceu Batista é um dos “Boinas Azuis”
de grande destaque no momento, em termos de Batalhão Suez em todo Brasil, pois
mantém vivo a chama do nosso glorioso Batalhão através do seu Site....
...
TUDO ALI É VIDA!
Seu trabalho na criação e manutenção
do site, tem sido extraordinário, evidentemente com auxílio do seu filho Cristian (outro
“vibrador” das coisas de Suez) e o seu interesse é apenas de alegrar e
levar mais conhecimentos aos velhos companheiros e simpatizantes do Batalhão
Suez.
É um Site democrático, sem nenhuma
conotação política, pois atende da melhor maneira a todos os 20 Contingentes.
Não só atende, aos nossos Contingentes, ao nosso
Batalhão Suez, como também às diversas tropas brasileiras que já prestaram,
e que ainda prestam serviços nas
”FORÇAS DE PAZ DA ONU” em vários paises do
mundo.
O Site foi crescendo timidamente nos seus primeiros
meses, nas ”janelas” específicas de cada Contingente quase não havia
informações a não ser a lista dos seus integrantes.
Na verdade, como diz, o nosso amigo Theodoro lá do
Paraná, braço direito do Alceu, em certo trecho do seu belíssimo Prefácio
que encabeça o livro citado:
“Hoje somos senhores maduros, a maioria
composta de vovôs bonachões...”
Por isso, pelo fato da maioria dos “vovôs” não
terem intimidade com essa nova e revolucionária máquina “o computador” as
coisas foram, naquele período, acontecendo devagar, mas, aos poucos ...
... através de um filho, de uma filha, de uma neta, de
um neto, do irmão mais novo, da outra irmã, do vizinho do lado, da prima da
outra cidade, do conhecido, do amigo, da amiga, etc ...
... os companheiros foram se chegando no Site, deixando
seus recados dos mais variados, com fotografias diversas, cada uma com sua história,
curiosidades, etc... e o Site foi crescendo, crescendo, crescendo...
... se tornando a MARAVILHA que se vê hoje por ocasião
do seu 4º aniversário. Veja bem amigos, atualmente acontecem dezenas de
visitas diárias, e o total de visitantes já se aproxima dos 30 mil.
Voltando a pergunta que fiz no começo:
- Por onde andam meus companheiros de Suez, hoje ano de 2004?
Graças ao Site, o Brasil diminuiu de tamanho, ficou tão
pequeno que, de norte a sul, de leste a oeste, ficou totalmente interligado...
... as Associações Brasileiras do Batalhão Suez
divulgam constantemente suas programações, seus convites, enviam
fotografias de seus eventos, etc...
... os contatos entre os companheiros aumentam a cada
dia em progressão geométrica.
Não dá para descrever a emoção que sinto ao abrir,
quase que diariamente, a página do Site, aquilo mais parece uma “caixinha
mágica”!
Quantas alegrias...
quantos reencontros! Mas...
... o que de fato
vem me surpreendendo, nestes anos, é a quantidade de “NOVOS COMPANHEIROS DE
SUEZ” dos diversos Contingentes, que conheci, e que também se perguntavam:
- Onde estão os meus companheiros de Suez?
Valeu...
grande "D'Artagnan” ALCEU BATISTA!
Parabéns por quatro anos de tantas maravilhas!
Parabéns para os incansáveis “ mosqueteiros”
Theodoro, Fernando,
Sérgio,
Heraldo
e Magalhães!
Parabéns também para os diversos companheiros, mais recentes,
que incorporaram a nossa família do Site!
Parabéns para todos nós...
... BOINAS AZUIS do BATALHÃO SUEZ!
Zouain
– 18A Contingente.