DIA DA ONU - CURITIBA 2015

Enviado por Jauri

28-10-2015

 

COMO FOI O DIA DA ONU EM CURITIBA-(24 outubro 2015)

        Como já era de se esperar especial e marcante da Associação Btl.suez –PR que organizou e fez realisar uma magnífica solenidade, que já tradicional em Curitiba, em comemoração ao DIA DA ONU- (24 de outubro).                                                                                                                             

É verdade que a chuvinha que caiu na capital Paranaense, desde as primeiras horas da manhã deste sábado e que durou até meia hora antes do inicio do evento,  espantou alguma pessoas que estavam prontas para ir participar, mas que preferiram fica em casa, não sabem o que perderam. Esse aspecto de possibilidade de chuva atrapalhou as pessoas presentes na solenidade e aquelas outras que ficaram espantados com a possibilidade de aumentar a chuvinha. Aquela garoa arrefeceu o ânimo de alguns e fez com que diminuísse  o número de pessoas que poderiam estar presentes ao evento. Muitos que durante a semana confirmaram ir participar desistiram  na última hora e não foram até a Praça das Nações com medo de se molhar. Erraram no prognóstico porque a chuvinha cessou e até um pouco de sol se fez presente durante o desenrolar da programação e comemoração alusiva a data.

           No aspecto cívico-cultural o  evento do 24 outubro 2015 sustentou a magnitude esperada e se manteve o ótimo padrão e nível de grandiosidade e importância das comemorações. Todos os Boinas Azuis, inclusive amigos de outras Missões de Paz da ONU, familiares e convidados especiais que lá compareceram sentiram-se lisonjeados com as homenagens inerentes ao evento cívico. Nas despedidas e no caminho para o restaurante, para o já famoso almoço de confraternização, mais comentários como foi a pauta da reunião  as novidades e surpresas de tudo o que viram acontecer.

            Consolidou-se em fim, um encontro de gostoso bate papo, muitos abraços, nostalgias de alguns episódios que vivemos na missão e demonstração de solidariedade, um momento digno quanto ao orgulho patriótico e civismo dos brasileiros que participaram em missões de paz da ONU. Quem lá esteve não se cansava de relembrar de casos da missão e muitas lembranças e reverências aos companheiros de missão que já faleceram.

                A locução do Cerimonial, mais uma vez, esteve a cargo do nosso amigo e excelente Repórter Radialista José Domingos. Um profissional de excelentes qualidades técnicas e que é nosso parceiro de sempre.  Todo ano vem colaborando com nossa Associação. A ele deixamos registrado nosso profundo e eterno agradecimento.  Também destacamos a colaboração da Banda Lira de Curitiba, do Corneteiro do 20º BIB que emocionou a todos com o toque de Silêncio. 

Professor : PICLER DISCURSA NOS 70 ANOS DE CRIAÇÃO DA ONU — em Praça Das Nações
                                                                                                                                                                                                           
 
        O professor Wilson Picler foi o palestrante convidado da cerimônia que comemorou os 70 anos da ONU - Organização Nações Unidas e homenageou os nosso combatentes da Paz, os Boinas Azuis.
Bandeiras de todas as nações integrantes das missões de Paz da ONU foram hasteadas ao som do Hino Nacional Brasileiro.
      Ao Prof. Wilson Picler coube a honra de hastear a bandeira azul da ONU.
Em seu discurso, Picler agradeceu a participação de todos que dedicaram um período de suas vidas para manutenção da paz em diversas regiões do planeta Terra. "Você merecem nossa mais profunda gratidão e reconhecimento pelo o exemplo que nos deixaram. Vocês são verdadeiros da Paz, nosso eterna gratidão", enfatizou Picler.
A cerimônia contou com representantes do Exército, ex-boinas azuis e familiares .
Foi um momento que celebrou a união de todos os povos pela harmonia no mundo.
A organização do evento foi da Associação Suez que é presidida por Jauri Conrado Rodrigues .
 
     Com as Bênçãos de Deus, nosso Criador, na voz do Capelão- Pastor.Roberto Uliani...ouvimos a importante palavra com homenagens aos Boinas Azuis falecidos. Foram momentos  emocionante que culminou com o breve Culto do Pastor Roberto Uliani Capelão dos Boinas Azuis. A seguir uma síntese das palavras do Capelão que iniciou citando Textos Bíblicos:
 
...GALERIA DOS HERÓIS.-  Hb 11.4c: "Embora estejam mortos, por meio da fé ainda falam"...
          A Bíblia revela uma grande verdade: Aqueles que decidem lutar pela paz, fazem a diferença e permanecem....Aqueles que já se foram, e não estão m ais entre nós "falam através dos seus feitos"...
...Os boinas Azuis, um dia deixaram para trás sua Pátria, suas famílias, seus sonhos e decidiram lutar pela paz. Uma paz que não fica restrita por muros nem por fronteiras. A paz é uma dádiva de todos.A paz é um legado de Deus para todos os povos, de todas as raças, tribos e nações....
        ...Os boinas Azuis, inclusive os que partiram antes de nós, deixaram um legado de paz que permanece vivo em nossos corações.
           ...O legado de paz, tem a sintonia de Deus:
Zacarias 9.10 :- "Ele anunciará paz às nações, o seu domínio estenderá de mar a mar".
              O Secretário Geral da ONU - Ban Ki-Moon :- As Nações Unidas, aos 70 anos podem olhar para trás com orgulho por ter trabalhado com tantos parceiros para acabar com o colonialismo, triunfar contra o "apartheid", manter a paz em lugares conturbados e articular uma série de tratados e leis para defender os direitos humanos.   As Operações de Manutenção da Paz das Nações Unidas deram vida ao objetivo da Carta da ONU de "unir forças para manter a paz e seguranças internacionais"...
   A seguir foram prestadas "IN MEMORIAM"  HOMENAGENS PÓSTUMAS.
 Toque de Silêncio In Memoriam aos Boinas Azuis - que estão na Galeria dos Heróis Falecidos, em especial aos que morreram no decorrer do ano 2015:
 Leitura dos nomes dos que nos  deixaram :
 NEURY DOMINGOS CHEMIM - 11º contingente - Curitiba-PR
 ANTONIO RENE CASTANHEIRA - 10º contingente - Curitiba-PR
 JOÃO ANTONO JOUKOSKI - 4º Contingente- Curitiba-PR
 LEONI LUIZ MARCOM - 4º contingente - Xanxerê-SC
 ROGÉRIO CHAVES DE OLIVEIRA - 4º Contingente - Ponta Grossa-PR
 LUIZ DELIGA LUIZITO - 12º contingente - Ponta Grossa-PR
 HENRIQUE ZADUSKI - 4º Contingente - Curitiba-PR
 PAULO BALANDIUK - 9º Contingente - Ponta Grossa--PR
 JOSÉ LEOPOLDO DE OLIVEIRA - 10º Contingente - União da Vitória-PR
 
 E Faleceu recentemente - Dia 20 outubro 2015- nosso querido amigo;
 OSCAR ANDRE SILVA- 4º Contingente-Camboriou-SC.
 Agora todos fazem parte das saudades na Galeria de Heróis da Paz.
 Oração final...
Romanos 15.33 : " O Deus da Paz, esteja com todos vocês. Amém"
Salmo 122.8:  " Em favor de meus irmãos e amigos. direi:- PAZ SEJA COM VOCÊS "
 
 
Capelão da Associação Btl.Suez-PR

 

Algumas fotos do evento:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar ao início